5 benefícios do Marketing Digital para Pequenas Empresas

Se antes o chamado boca a boca era uma realidade para divulgar bons trabalhos e bons serviços, com o advento do novo coronavírus isso ficou mais difícil, para não dizer impossível. Mas então… Como fazer para chamar a atenção do seu potencial cliente? Como compensar a perda de receita ocasionada pela pandemia?

Ora, com os benefícios do marketing digital, é claro. Confira a seguir 5 deles que separamos para você.

1 – Conectando com a comunidade local

A maioria das pessoas acredita que um comércio local forte é sinal de fortalecimento do próprio bairro. E para isso é preciso que haja fomento para a compra local.

Aí, entra um dilema:

– O comércio do bairro vende pouco porque ninguém o conhece, ou ninguém o conhece porque vende pouco?

Uma ótima ideia para você divulgar seu negócio é usar os grupos do Facebook do seu bairro. Com certeza, há dezenas deles por aí, outra ferramenta interessante é o Google Meu Negócio ou GMB (Google My Business quando em inglês).

No GMB você pode administrar comentários, insere fotos e promoções, apontar formas de pagamento, horário de atendimento, enfim…

Ele é uma boa ideia, porque usa a geolocalização como referência para que os seus vizinhos o encontrem.

Outra iniciativa que vale muito a pena é criar vantagens para os moradores locais, descontos, brindes, etc., ou ainda aderir a iniciativas como a SaveCash, que distribui parte da renda das compras locais em iniciativas sociais do próprio bairro.

2- Use as Redes Sociais

Não importa o tamanho do seu comércio, você pode (e deve) utilizar as redes sociais para divulgar os seus serviços/produtos. Faça stories, reels, postagens e até mesmo lives.

Pequena Mercearia? Ofertas do Dia. Cortes de Carne. Promoção relâmpago de produto que está para vencer.

Padaria? Momento que o pãozinho está saindo. A sobremesa que ficou pronta. O bolo que acabou de sair do forno.

Enfim, não importa o tamanho do seu estabelecimento, o importante é se divulgar.

3 – Use o Whatsapp Business

Se alguém é brasileiro a chance de ter um WhatsApp é de 99%. É isso mesmo, podemos afirmar que todo mundo tem WhatsApp. Então, por que você não aproveita essa vantagem para vender mais?

Primeiro passo é criar um Whatsapp Business, com ele as pessoas saberão que estão falando com uma conta comercial e você poderá colocar informações como horário de atendimento e endereço.

Depois, crie incentivos para que seus clientes salvem seu número nos contatos, assim, você poderá fazer uma “lista de transmissão”. Divulgar novidades, ofertas, etc… diretamente no Whatsapp do cliente.

Mas cuidado: não faça spam, para não perder o cliente. Use sempre que você precisar de um aumento nas vendas, ou tenha uma novidade realmente importante.

4 – Incentive a Prova Social

Como falamos no início deste texto, nada como o bom e velho “boca a boca” para vender. Se isso não é possível nestes tempos pandêmicos que vivemos, então, você precisa incentivar as provas sociais.

Peça para as pessoas fazerem check-in em seu estabelecimento. Marcarem você nas redes sociais com um comentário sobre o produto. Quando elas fizerem isso, compartilhe em suas redes sociais. No próprio Google Meu Negócio, quem tem os melhores comentários aparece na frente de quem tem comentários piores, então, aproveite essa brecha do algoritmo e se destaque nas buscas digitais.

5. Crie Fidelidade

Um exemplo simples do peso que a fidelidade tem:

Minha mãe, compra ovo, do carro do ovo, todas as semanas. Na rua da minha mãe passam cinco diferentes “carros do ovo”. Então, o que faz minha mãe querer comprar de um carro específico e não de outro, afinal, é tudo ovo?!

A resposta é simples: fidelidade.

Esse carro do ovo específico tem um atendimento muito bom, chama minha mãe, dona Sônia, pelo nome. Ele também tem outros produtos que ocasionalmente minha mãe pode querer, como conservas, e por fim, ele tem o cartão de fidelidade. A cada 10 compras, ela ganha uma bandeja de graça. Isso responde a pergunta.

Então, implemente fidelidade. Atenda bem. Trate bem e recompense seus clientes fiéis, eles sempre lembrarão de você.