Estudo indica que equipes de TI com mulheres se comunicam melhor

Um novo estudo, desenvolvido por um grupo de pesquisadores europeus, concluiu que equipes de TI que contam com mais mulheres tendem a ter uma melhor comunicação. A também analisou como a igualdade de gênero é sentida no setor.

Segundo os autores, tanto os homens quanto as mulheres da área de tecnologia subestimam a importância feminina nas equipes de TI. Inclusive, em alguns casos, as mulheres foram as que consideraram a diversidade de gênero como assunto menos importante. O estudo também indica que quanto menos experiência o profissional tem com equipes miscigenadas, maior a chance dele não considerar importante a diversidade de gênero.

Importância feminina no setor

Para explicar melhor a importância das mulheres no setor, os pesquisadores utilizaram dois conceitos: “cheiros da comunidade” e “dívida social”. Segundo o estudo, a dívida social é semelhante à dívida técnica em TI. Ambos os tipos são resultados de decisões sobre as pessoas e suas interações.

Da mesma forma, os “cheiros da comunidade” são análogos ao “mau cheiro no código fonte”, que são escolhas no software que levam a falhas. Na pesquisa, os autores definem os “cheiros da comunidade” como padrões que indicam organização e comunicação abaixo do ideal e que podem levar a custos imprevisíveis do projeto.

Para a pesquisa, os autores analisar quatro tipos de “cheiros da comunidade”, são eles:

  • Silos Organizacionais: quando a equipe não se comunica, exceto por meio de um ou dois de seus respectivos membros;
  • Nuvem Negra: a equipe está sobrecarregada com informação porque a comunicação não é organizada;
  • Lobos Solitários: membros da equipe que gostam de desafiar e não ouvem os colegas;
  • Gargalos: um membro da equipe quer ser a única fonte de informação.

Outros estudos já haviam concluído que as mulheres são essenciais para diminuir os “cheiros da comunidade” e evitar a dívida social. Contudo, essa pesquisa também mostra que as mulheres aumentam a eficiência e a qualidade organizacional das equipes, em especial na área de TI.

Fonte: Tecmundo