A Microsoft revelou as novas interfaces dos aplicativos Paint e Photos que estarão disponíveis no Windows 11. A divulgação foi realizada de forma discreta em um perfil do sistema operacional na comunidade de compartilhamento de fotografias Unsplash, e mostrou como será o novo visual dos tradicionais programas de imagem.
Desde 2012, o Windows utiliza o design chamado pela Microsoft de Metro, que tem se mostrado obsoleto. Com o novo sistema operacional, a companhia está apostando em um novo programa visual para a maioria de seus aplicativos, como Relógio, Gravador de Voz, Calculadora, Office e Bloco de Notas.
Novidades dos programas de imagem
As imagens divulgadas pela Microsoft indicam que o Paint está trocando o menu tradicional da faixa de opções por um cabeçalho no design Fluent, semelhante ao novo File Explorer, acompanhando o resto do sistema operacional Windows 11, com cantos arredondados e controles WinUI.
Com isso, o programa passa a ter uma barra de ferramentas simplificada, destacando as opções para realizar as tarefas básicas, como “Arquivo, Editar, Pincéis, Copiar e Colar, Desfazer e Refazer”, entre outros.
Além do novo visual, aparentemente a Microsoft também está ajustando o antigo software para ser compatível com computadores habilitados para o toque, apesar de não haver recursos adicionais anunciados. Até o final do ano, provavelmente a empresa poderá divulgar mais novidades.
O aplicativo Photos terá uma nova experiência de edição com as ferramentas flutuando acima da imagem, semelhante aos aplicativos móveis Android ou iOS.
Atualização de outros aplicativos
A Microsoft começará a lançar programas atualizados para o Windows 11 nas próximas semanas para obter feedback dos consumidores. A empresa trabalha ainda em um novo cliente Outlook e Teams, baseados no Microsoft Edge WebViewer, para o novo sistema operacional.
Por enquanto, o aplicativo Teams 2.0 está disponível para Windows Insiders e o programa Outlook redesenhado da Microsoft (versão prévia) será lançado ainda este ano.
Fonte: Tecmundo